As obras da prefeitura não vão parar na trincheira da 90. Evidentemente, precisamos dos corredores de transporte coletivo, mas não podemos tolerar que ainda se destrua o meio ambiente. No caso da trincheira, o BRT é apenas uma desculpa, porque a real intenção é liberar o trânsito de automóveis para a região do Shopping Flamboyant.
A próxima obra da prefeitura serão um viaduto de péssimo gosto estético no cruzamento da Jamel Cecílio com a Marginal Botafogo e o prolongamento desta marginal até a Segunda Radial. Viadutos sempre degradam a região onde são construídos e, como diz Antenor Pinheiro, é a maneira mais rápida para chegar ao próximo congestionamento.
O que mais me preocupa é o prolongamento da Marginal, que vai destruir mais um trecho do Córrego Botafogo. Vamos perder a oportunidade de ter um córrego urbano bonito, urbanizado e reflorestado. Não podemos tolerar mais nenhuma destruição dos nossos rios. Por fim, a água das enxurradas do Setor Pedro Ludovico e do Alto da Glória vai chegar mais rápido ao córrego e isso vai agravar as enchentes na região do centro, grande problema da Marginal.
O último passo da prefeitura será a Operação Urbana Consorciada (OUC) que quer expulsar moradores antigos da região do Jardim Botânico e substituir pobres por ricos. Projetos de alteração da cidade devem se basear em estudos de impacto futuro e consultar a população atingida. A cidade está em disputa e a perversidade dos nossos gestores os coloca sempre do lado mais forte. Como nos cassinos, aqui em Goiânia, o dinheiro quer mandar, quem der mais leva tudo. Pode ser que veremos mais uma crise social com despejos desumanos.
Falando em Direitos Humanos, a prefeitura está se esquecendo do respeito aos princípios constitucionais do artigo sexto que garante direito a moradia. O IPTU não deve ser visto pela prefeitura como oportunidade para aumentar a arrecadação a qualquer custo porque as situações injustas ferem o direito constitucional. Se a prefeitura quer ter mais dinheiro, economize ou busque outras alternativas. Ameaçar direitos fundamentais é intolerável.
PS: Faço um apelo para que a SMT retire os bloqueios da 90. Se a rotatória continua livre porque fechar aquele longo trecho da avenida? Isso salvará os comércios da 90. O pessoal da região do Flamboyant também pode dar sua contribuição de transtorno.
Gerson Neto – Presidente da Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente – ARCA