Conheça a
nossa
história!

Entidade ambientalista sem fins lucrativos fundada em 1978. Trabalhamos com planejamento urbano e ambiental para construir um outro mundo possível, onde a natureza seja sujeito de direitos e a vida de todos os seus entes e seres seja respeitada. Para cuidar da natureza, temos que cuidar do ser humano. Nossa matéria prima para cuidar do ser humano são as cidades e sua integração ao meio ambiente que herdamos e que legaremos para as futuras gerações.

A criação da ARCA

A “primeira” criação da ARCA foi em Brasília, por iniciativa da ambientalista Judith Cortesão, em 21 de setembro de 1978, na época da ditadura militar. Um dos novos ambientalistas presentes era o jovem arquiteto Everaldo Pastore. Os estatutos foram copiados de uma Sociedade de Observação de Pássaros Inglesa, para dar uma aparência politicamente inocente. Logo apareceram quatro ARCAS FILHAS nas cidades de Goiânia, Chapada dos Guimarães, Salvador e Rio Grande. A única que existe ainda hoje é a ARCA de Goiânia.

Maria Judith Zuzarte Cortesão (1914-2007) foi personagem central do ativismo ambiental brasileiro. Em seu currículo figuram sua participação na criação do programa Globo Ecologia e na fundação da organização não-governamental SOS Mata Atlântica, assim como a assessoria de projetos do governo federal mesmo antes da criação do Ministério do Meio Ambiente.

ARCA em
Goiás

O nascimento oficial da ARCA em Goiás se deu em 1980, com estatutos registrados em cartório em 1982. Entre os primeiros integrantes, além do próprio Everaldo, estavam os então estudantes Miraci Kuramoto, Brasil Françoso, Carlos Vaz (Pente) e Carlos Martins (Cainho). A maioria era do curso de Arquitetura e Urbanismo, mas também havia alunos da Engenharia e do Direito, como Elcione Rodrigues. “Chegamos aqui na perspectiva de organizar a cidade para todos. Contra a exclusão social”, afirma Everaldo”.

Os primeiros Projetos

Os primeiros projetos desenvolvidos pela Arca foram Programas de Habitação Popular, os PHAP, junto à Universidade Católica de Goiás, cuja proposta era buscar soluções para a habitação nas periferias urbanas, áreas de posse ou de risco, e áreas verdes ocupadas irregularmente. Em uma parceria com o professor Pedro Wilson, que assumira a Pró-Reitoria de Extensão Universitária e depois a reitoria da universidade, a entidade desenvolveu mais de 20 projetos desde o início da década de 1980 até meados dos anos 1990.

Lutas e causas ambientais

Entre as muitas lutas e causas ambientais em que a Arca se envolveu estão as manifestações contra a construção da Marginal Botafogo ainda em 1989, a elaboração da Carta de Risco da Fazenda São Domingos, onde se localiza ainda hoje a captação de águas do Rio Meia Ponte para a cidade de Goiânia a fim de preservar a qualidade da água entre 1992 e 1995, a instituição da Área de Proteção Ambiental do Ribeirão João Leite em 2002,  a discussão da construção do Teleporto no Morro da Serrinha em 2001 e mais recentemente, a realização do Festival de Cinema e Ambiente da Cidade de Goiás em 2019 e o Projeto Onde Cabe Mais Uma, que organiza voluntários para plantar árvores nas cidades e já plantou mais de 1000 árvores.

Os Planos Diretores

Os Planos Diretores também são uma marca do trabalho da ARCA em seus mais de 40 anos de luta. Foram perto de 30 trabalhos realizados incluindo toda a região metropolitana de Goiânia, a Cidade de Goiás, Palmas-TO, Macapá-AP e outras. Também colaboramos nos debates dos Planos Diretores de Goiânia. A grande preocupação da ARCA sempre foi planejar o crescimento das cidades combatendo a especulação imobiliária, com aproveitamento racional da infraestrutura das cidades e responsabilidade na viabilização de acesso aos direitos fundamentais a educação, saúde, saneamento básico, transporte coletivo, moradia, segurança, arborização, áreas de lazer, espaços de cultura e meio ambiente.

Em 2005 e 2006 a ARCA desenvolveu na região de Terezópolis o projeto Vale Vivo. Sua proposta de estabelecer um plano de conservação e de sustentabilidade para o vale João Leite foi patrocinada pela Petrobras. O trabalho envolveu atividades de educação ambiental junto a crianças e professores, cursos de qualificação com agricultores e funcionários de órgãos públicos, implantação de práticas orgânicas e de conservação do solo junto a produtores rurais, monitoramento e recuperação de matas ciliares, áreas de risco e áreas já erodidas, com participação dos moradores locais, entre outras ações.

Em Goiânia temos um Centro Cultural que funciona como ponto de encontro entre ativistas, ambientalistas e artistas, chamado BARCA, onde realizamos eventos para debater Mudanças Climáticas, apresentações musicais e outras atividades. Consulte a programação nas nossas redes sociais.

Atualmente

Hoje a ARCA está concentrada em seu papel de servir de base de apoio para iniciativas comunitárias e na defesa do meio ambiente urbano e dos biomas. Fazemos parte do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental e estamos inseridos na rede de proteção do clima. Estamos investindo no crescimento dos plantios urbanos de árvores e estabelecendo parcerias para fortalecer essa iniciativa.

Nova Sede

Estamos construindo uma sede local na Cidade de Goiás, cidade com a qual temos relação de muito tempo e onde queremos realizar muitos projetos com a organização de um grupo de militância local autônomo. Vamos ajudar a comunidade da Cidade de Goiás a construir o Festival de Cinema da Cidade de Goiás, o herdeiro do tradicional Festival de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás, o FICA.